A Síndrome dos Ovários Policísticos, ou SOP, é uma das principais causas da infertilidade feminina.

A doença consiste em um desequilíbrio hormonal na mulher, podendo alterar o ciclo menstrual, causar problemas de pele e ocasionar pequenos cistos nos ovários, dificultando ou até impossibilitando a gravidez.

A Síndrome dos Ovários Policísticos se manifesta de diversas maneiras e por esse motivo, o seu tratamento deve ser personalizado e realizado sob orientação médica.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você conheça o que são ovários policísticos, os principais sintomas e possíveis tratamentos.

Boa leitura!

O que são ovários policísticos?

A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida como SOP, é um distúrbio endócrino que provoca dos níveis hormonais, levando o formação de cistos nos ovários, fazendo com que eles aumentem de tamanho.

A doença atinge cerca 7% da população feminina, segundo apontam os dados da Diretriz Brasileira sobre a SOP, realizada em 2017.

Apesar de possuírem características semelhante, é importante destacar que a presença de cistos no ovário não é o mesmo que ter a síndrome do ovário policístico. É fundamental fazer essa distinção, já que isso altera o tipo de tratamento que deve ser aplicado.

Para distinguir entre as duas patologias, é necessário avaliar alguns fatores clínicos, laboratoriais e de imagem, para analisar o tamanho e o número de cistos presentes.

Sintomas

O principal sinal da síndrome de ovários policísticos é a falta crônica ou deficiência da ovulação.

A SOP é uma doença que pode causar graves danos à saúde da mulher, como diabetes, alterações do colesterol, aumento de peso e da pressão arterial, além de impossibilitar a gravidez.

Também existem outros sintomas que podem ajudar a identificar a doença, tais como:

  • Menstruação inexistente ou irregular;
  • Pele muito oleosa;
  • Acne;
  • Crescimento de pelos no rosto, nos seios e no abdômen;
  • Queda de cabelo;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Obesidade.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de SOP só deve ser definido quando, pelo menos, dois dos três critérios citados seguidamente estão presentes: aumento da produção de hormônios masculinos, período menstrual irregular e exames de imagem que acusem a presença do ovário policístico.

O diagnóstico da SOP é realizado através de anamnese, exame físico além de exames de imagem, como ultrassonografia transvaginal e exames de sangue.

Para obter um diagnóstico mais preciso, o ultrassom deve ser realizado entre o terceiro e o quinto dia do ciclo menstrual, para que o médico possa avaliar a quantidade de folículos presentes ao mesmo tempo na superfície de cada ovário.

Além disso, o médico poderá solicitar alguns exames para avaliar os seguintes fatores:

  • Níveis de estrogênio;
  • Folículo estimulante (FSH);
  • Luteinizante (LH);
  • Testosterona;
  • Tireoide;
  • Prolactina.

Como prevenir?

Existem alguns cuidados que podem ajudar a prevenir o surgimento da doença, principalmente para as mulheres com histórico familiar de SOP ou que fazem parte do grupo de risco, como mulheres que estão acima do peso, apresentando glicemia, pressão arterial e taxa de colesterol elevadas.

A principal recomendação, no sentido de prevenir a doença, é fazer um acompanhamento ginecológico adequado e levar uma vida saudável, com uma dieta equilibrada e atividades físicas.

Por último, se você identificar algum dos sintomas da doença, procure um especialista para realizar os exames necessários.

Tratamento

A escolha do melhor tratamento para a síndrome dos ovários micropolicísticos dependerá dos sintomas que a mulher apresenta e se ela deseja ou não gestar. Cabe ao médico avaliar o melhor tratamento, mas para isso é fundamentalmente questionar se a paciente deseja engravidar..

Os principais tratamentos existentes para SOP, são:

  • Uso de anticoncepcionais

A pílula anticoncepcional pode ajudar a melhorar os sintomas, como: aumento de pelos, aparecimento de espinhas, irregularidade menstrual e cólicas.

Mulheres que sejam proibidas de tomar a pílula podem realizar tratamentos à base de progesterona.

Mas, vale lembrar que os anticoncepcionais vão impossibilitar a gravidez durante o uso.

  • Cirurgia

Cada vez menos utilizada, a cirurgia consiste na remoção dos cistos. O tratamento está cada vez mais obsoleto, já que atualmente existem tratamentos menos invasivos e com melhores taxas de sucesso.

  • Antidiabetogênicos

A SOP está associada à resistência à insulina, um dos tratamentos complementares é por meio de medicamentos para diabetes.

  • Dieta e atividade física

A dieta e a prática constante de atividades físicas são essenciais para o tratamento da SOP, principalmente para mulheres que estão acima do peso.

  • Indução da ovulação

Se a mulher tiver intenções de engravidar, é possível que o médico recomende um tratamento de indução da ovulação.

Considerações finais

A SOP é uma doença bastante comum que atinge cerca de 10% da população feminina em idade fértil.

A doença dificulta e, por vezes, pode até mesmo impossibilitar a gravidez natural

Além disso, vimos que apesar de possuírem características semelhantes à presença de cistos no ovário, não indica, necessariamente, a Síndrome de Ovários Policísticos.

Para distinguir entre as duas, é necessária a realização de alguns exames clínicos e ginecológicos específicos, que devem ser solicitados pelo seu ginecologista.

A doença tem cura sim, no entanto, é indispensável obter um diagnóstico preciso de um especialista, que é o profissional mais qualificado para avaliar o caso e propor o tratamento mais adequado.

Fonte: Nilo Frantz Medicina Reprodutiva

Material Genético: O Que é, Funções e Importância na Reprodução Assistida

02 de janeiro de 2024

O material genético é parte fundamental na formação dos indivíduos. Nesse sentido, ele determina nossas características e atua na hereditariedade que é transmitida às gerações. Mas afinal, o que é material genético? Como ele...
Veja mais...

Ultrassonografia Testicular: Entenda o Procedimento e sua Importância

19 de dezembro de 2023

Você já ouviu falar em ultrassonografia testicular? Conhece alguém que já fez? Esse exame de imagem é um grande aliado no que se refere a possíveis problemas no aparelho reprodutor masculino. Isto porque ele ajuda no diagnóstico de...
Veja mais...

Ácido Fólico: entenda o seu papel na reprodução assistida

06 de novembro de 2023

Você já ouviu falar em ácido fólico? Essa vitamina é importante para diferentes aspectos do organismo humano, mas ganha ainda mais destaque para as mulheres em idade fértil que desejam engravidar. Isto porque o ácido fólico atua...
Veja mais...

Aborto Espontâneo: causas, sinais e como proceder

09 de outubro de 2023

Sofrer aborto espontâneo é sempre um medo de todas as mulheres que engravidam, afinal, é a interrupção de um grande sonho. Mas é importante saber que o aborto é algo mais comum do que se pensa e não significa que a mulher não...
Veja mais...

Criptorquidia: Entenda o que é, Causas e Tratamentos Disponíveis

28 de setembro de 2023

Você já ouviu falar em criptorquidia? Em grego “cripto”quer dizer escondido e “orquis” é testículo. Desta forma, a criptorquidia se refere a “testículo escondido”, um quadro que pode acometer os bebês meninos,...
Veja mais...

Testosterona feminina: qual sua relação com a gravidez?

06 de junho de 2023

Você sabia que o corpo da mulher tem testosterona? Sim, apesar de ser conhecido como o hormônio masculino, a testosterona também está presente no organismo da mulher, mas em pequena quantidade. Nesse sentido, como todos os...
Veja mais...

Alterações Genéticas e Fertilização In Vitro: qual a relação?

22 de maio de 2023

Você já ouviu falar em alterações genéticas? Sabe a importância deste tema para quem está planejando uma gravidez? Essas alterações afetam o DNA e podem causar diferentes doenças genéticas hereditárias, que...
Veja mais...

O que é Maturação In Vitro de óvulos?

27 de maro de 2023

O que é Maturação In Vitro de óvulos? A Maturação In Vitro de óvulos ou IVM (sigla em inglês para in vitro maturation) é uma técnica similar a Fertilização In Vitro, em que os óvulos são coletados sem estimulação...
Veja mais...

O que são ovários policísticos?

27 de maro de 2023

O que são ovários policísticos? Os ovários policísticos se caracterizam por apresentar muitos folículos que estão envolvidos por um líquido, formando pequenos cistos nos ovários. Desta forma, a mulher pode ter o ovário com...
Veja mais...

Quais as chances da FIV dar certo com um embrião?

27 de maro de 2023

Quais as chances da FIV dar certo com um embrião? É possível engravidar com apenas 1 embrião? Sim, é possível engravidar com apenas um embrião e essa tem sido uma escolha cada vez mais frequente nas técnicas de...
Veja mais...

O que é baixa reserva ovariana?

27 de maro de 2023

O que é baixa reserva ovariana? Ao contrário dos homens, que produzem os espermatozoides durante sua vida reprodutiva, as mulheres já nascem com uma reserva ovariana determinada. Nesse sentido, todos os óvulos que a mulher...
Veja mais...

Testículo retrátil causa infertilidade?

20 de janeiro de 2023

Muita gente pergunta se testículo retrátil causa infertilidade. Pois esta condição, que normalmente acontece na infância, não traz muitas complicações ao homem. No entanto, se ela não for acompanhada ou tratada pelo médico...
Veja mais...

Gravidez tardia

20 de janeiro de 2023

A gravidez tardia já é uma realidade no Brasil e em todo o mundo. Afinal, as mulheres estão postergando a gestação para priorizar outros projetos como a carreira profissional ou até mesmo para esperar por um relacionamento mais...
Veja mais...

O que é congelamento de sêmen?

24 de novembro de 2022

O que é congelamento de sêmen? O congelamento de sêmen é um procedimento que tem como objetivo preservar a fertilidade masculina. Nesse sentido, o sêmen (obtido por meio de masturbação ou por punção do epidídimo ou testicular)...
Veja mais...

Menstruação ou sangramento de nidação: quando vale fazer um teste de gravidez?

11 de maio de 2021

Se um dos seus sonhos é ser mãe, preste atenção no seu ciclo menstrual. Uma determinada alteração nele pode indicar que o desejo está próximo de se realizar. Essa alteração é o sangramento de nidação. Ele não ocorre em todas...
Veja mais...

Doenças genéticas: saiba tudo sobre o assunto

23 de abril de 2021

Você já ouviu falar em doenças genéticas? Pois saiba que muito além da cor dos olhos, da pele ou de outra característica física (fenotípica) de nossos familiares, também carregamos a herança genotípica de nossos pais e...
Veja mais...

Exames pré-gestacionais: quais são os exames que a mulher deve fazer e quando devem ser realizados.

18 de setembro de 2020

Os exames pré-gestacionais são realizados para avaliar a condição física da mulher antes da gravidez, para verificar se ela está saudável e preparada para passar por tantas transformações, além de identificar possíveis disfunções...
Veja mais...

Coronavírus: quais os cuidados necessários?

14 de maio de 2020

O Coronavírus ou Covid-19 (Corona Vírus Disease) é uma nova doença respiratória que já atingiu todos os continentes do planeta, gerando uma pandemia mundial. A doença, que começou no final de dezembro de 2019 na...
Veja mais...