O que é Clamídia?

A clamídia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Nesse sentido, a doença afeta mulheres e homens sexualmente ativos que não usam preservativos como forma de proteção.

Reconhecida como uma das causas comuns de infertilidade masculina e feminina, a clamídia normalmente afeta a área genital e região anal dos contaminadas, podendo infectar também a faringe, os olhos, pulmão, garganta e intestino.

No entanto, é importante saber que na grande maioria dos casos a clamídia é uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintoma.

Desta forma, muitas vezes as pessoas só ficam sabendo que contraíram a infecção quando não conseguem engravidar e procuram um médico para investigar o problema.

Sintomas de clamídia

Na maioria das vezes (de 70 a 80% dos casos) a clamídia é assintomática, o que prejudica o diagnóstico precoce e favorece a contaminação de novas pessoas.

Além disso, é importante esclarecer que o período de incubação da doença é de aproximadamente de 15 dias, desta forma, os sintomas podem demorar um pouco para aparecer.

Veja os sintomas mais presentes nas mulheres com clamídia:

Sangramento durante as relações sexuais;

Corrimento amarelado e coceira vaginal;

Secreção mucopurulenta endocervical;

Dor para urinar;

Dor nas relações sexuais;

Dor no baixo ventre.

Conheça os sintomas mais comuns de clamídia nos homens:

Dor nos testículos;

Ardência ao urinar;

Aumento do número de micções;

Corrimento uretral com a presença de pus.

Além disso, os quadros de infecções por clamídia podem causar outros sintomas mais leves como:

Febre;

Dor, coceira, sangramento e secreção no reto;

Vermelhidão, coceira e descargas nos olhos.

O que a Clamídia causa nas mulheres?

Nas mulheres, o principal risco da clamídia é a bactéria chegar às tubas uterinas e causar doença inflamatória pélvica (DIP).

Desta forma, a infecção tende a obstruir as tubas, impossibilitando que ocorra a fecundação do óvulo pelo espermatozóide.

Além disso, se o gameta feminino for fertilizado, há chances do embrião não conseguir chegar até o útero causando uma gravidez tubária (ectópica).

Já as mulheres que se infectam durante a gravidez estão mais suscetíveis a sofrer aborto, ter partos prematuros e contaminar o bebê na hora do nascimento, causando oftalmia neonatal e pneumonia.

O que a Clamídia causa nos homens?

Nos homens, a infecção por clamídia pode causar epididimite e orquite, que prejudicam a passagem dos espermatozóides podendo levar à infertilidade masculina.

Além disso, é comum quadros de uretrite, prostatite, conjuntivite, e síndrome de Reiter, um tipo de artrite crônica.

Clamídia: como se pega a infecção?

Como já mencionado, a transmissão da clamídia acontece através de contato sexual sem proteção, seja vaginal, oral ou anal. A doença também pode contaminar os olhos através da mão com secreções infectadas.

Além disso, a infecção ainda é passada de forma congênita, ou seja, da mãe para o bebê durante o parto.

Por outro lado, vale ressaltar que a clamídia não é transmitida através do beijo, do vaso sanitário ou do compartilhamento de lençol, roupas, banheiras, etc. Da mesma forma não se pega clamídia em transfusão de sangue. Entretanto, o doador de sangue deve avisar que está contaminado pela bactéria.

De forma geral, a contaminação pela Chlamydia trachomatis é mais comum na faixa etária entre 14 e 25 anos, especialmente aquelas que têm muitos parceiros sexuais.

Quais as formas de prevenir a Clamídia?

Embora seja uma doença que atinge cerca de 92 milhões de novos casos por ano, a clamídia pode ser facilmente prevenida.

A melhor forma de evitar a contaminação é através do uso de preservativo nos contatos sexuais.

Como não existe uma vacina contra a clamídia, o única jeito de se prevenir é realmente através de sexo seguro.

Vejas as recomendações para se proteger da clamídia e de outras IST.

Opte por sexo seguro:

Evite múltiplos parceiro(as), especialmente sem uso de preservativo;

Antes de iniciar uma nova relação, o indicado é que as duas pessoas façam teste para clamídia e outras doenças sexualmente transmissíveis;

Caso algum sintoma se manifeste, procure ajuda médica.

Entenda como funciona o diagnóstico de uma infecção por Clamídia

O diagnóstico de clamídia é realizado a partir da queixa clínica, quando o paciente sente algum sintoma.

Além disso, podem ser realizados exames laboratoriais que analisam a urina e as secreções vaginal, anal e da uretra.

Entretanto, como a maioria das contaminações são assintomáticas, o ideal é que se faça check-ups ginecológicos e urológicos periodicamente.

A Clamídia tem cura? Qual o tratamento?

Sim, felizmente a clamídia pode ser facilmente curada. Por ser uma infecção causada por bactéria, o tratamento é feito com antibióticos, indicados pelo médico.

Nesse sentido, para garantir a cura total e evitar uma possível reinfecção por clamídia, é importante que os parceiros sexuais também sejam tratados, mesmo que não apresentem sintomas. Além disso, a orientação é evitar relações sexuais durante o tratamento.

É importante ressaltar que a clamídia não se cura sozinha, e que se não for devidamente tratada, pode causar infertilidade feminina e masculina.

Por isso, os cuidados preventivos devem ser sempre mantidos já que a pessoa que já teve clamídia pode novamente ser infectada.

Qual a relação da clamídia com a infertilidade?

A clamídia, quando não diagnosticada e tratada a tempo, pode causar infertilidade feminina e masculina. Desta forma, a doença impacta diretamente na capacidade reprodutiva de homens e mulheres, causando danos muitas vezes difíceis de reparar.

Como já vimos, nas mulheres a clamídia pode levar à doença inflamatória pélvica (DIP) e atingir os ovários, o útero e as tubas uterinas, o que acaba impedindo a gravidez natural.

Já nos homens, a clamídia pode gerar azoospermia, uma das principais causas de infertilidade masculina.

Desta forma, quando a infecção por clamídia causa infertilidade, é possível recorrer aos tratamentos de Reprodução Assistida como a Fertilização In Vitro(FIV) clássica ou por ICSI.

Fertilidade Feminina: Guia completo para entender e potencializar

11 de setembro de 2023

A fertilidade feminina é a capacidade natural de uma mulher conseguir engravidar através de relações sexuais. É necessário ter útero, trompas e ovários funcionais, ciclos menstruais normais e não apresentar problemas hormonais. ...
Veja mais...

Infertilidade Masculina: Causas, Sintomas e Tratamentos

14 de agosto de 2023

A infertilidade masculina, doença caracterizada pela incapacidade do homem de engravidar a parceira, pode ser uma das causas da infertilidade conjugal. Assim, após um ano de tentativas sem o uso de contraceptivos, se o casal não...
Veja mais...

Infertilidade conjugal: conheça as principais causas e tratamentos

17 de julho de 2023

Digite aqui o texto A infertilidade conjugal é um problema que atinge cerca de 15% da população mundial, causando barreiras na hora de alcançar a gravidez. Mas afinal, o que é infertilidade conjugal? Quais são suas...
Veja mais...

Entenda a importância das tubas uterinas para a fertilidade

19 de junho de 2023

Você sabe o que são as tubas uterinas? Qual seu papel no processo reprodutivo? As tubas uterinas são os locais onde o óvulo é fecundado pelo espermatozoide, dando origem ao embrião. Além disso, é através das tubas...
Veja mais...

Como o teste genético aumenta as chances de sucesso da FIV?

11 de maio de 2023

O teste genético é realizado com o objetivo de investigar o DNA para identificar alterações específicas em genes ou cromossomos, que podem nos fornecer mais informação sobre o paciente. Dessa forma, através de amostras como...
Veja mais...

Como os tratamentos de preservação da fertilidade funcionam?

27 de maro de 2023

Como os tratamentos de preservação da fertilidade funcionam? Os tratamentos de preservação da fertilidade oferecem para homens e mulheres a possibilidade de adiar a decisão de ter filhos. Desta forma, o material genético...
Veja mais...

16 apps para mulheres que estão tentando engravidar

20 de janeiro de 2023

Você sabia que existem apps para engravidar? Isso mesmo, com o avanço da tecnologia, as mulheres possuem à sua disposição ferramentas que podem ajudar na tentativa de uma gravidez. Nesse sentido, os aplicativos oferecem...
Veja mais...

Quais os sintomas de quem não pode engravidar?

20 de janeiro de 2023

Existem alguns sinais e sintomas de quem não pode engravidar que indicam possíveis problemas de fertilidade. Nesse sentido, a infertilidade conjugal é causada em 40% das vezes por fatores masculinos, 40% por femininos, 10% por...
Veja mais...

DSTs e fertilidade: qual a relação?

09 de julho de 2020

A relação entre DSTs e fertilidade é uma das possíveis manifestações em termos de problemas de saúde para quem as têm. Além da infertilidade, essas doenças, se não identificadas e tratadas a tempo, têm consequências que...
Veja mais...

Combate à infertilidade: como hábitos saudáveis previnem riscos

10 de junho de 2020

A infertilidade é um dos principais desafios da vida a dois. Muitas vezes não se sabe que fatores podem gerar o quadro, o que pode criar uma aflição para os casais que estão em busca de formarem as suas famílias. Mas, o que...
Veja mais...

Jovem e infértil, é possível?

26 de maio de 2020

A medicina já comprovou que homens e mulheres até os 35 anos de idade são considerados naturalmente férteis, e que ambos os sexos possuem mais chances de ter um filho nesse período. Mas, em alguns casos,...
Veja mais...